quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A grande brincadeira da vida.

Escrevi o texto abaixo já faz um tempinho, mas hoje ele vem a calhar novamente.

18/02/2009

Por que as pessoas se mostram de um jeito que não são?!...

Ou será que são, mas por medo, ignorância, orgulho, egoísmo não agem da forma como, talvez, se escondem?

O Teatro Mágico nos diz (Fernando Anitelli): "... Ser o que se é, afinal todos somos raros e temos que ter consciência disso!", pois é, colocar em nossa vida a possibilidade de se mostrar o que se é, a revelação da verdade, é a grande brincadeira da vida. Nem todo gostam de brincar...

***

Um beijo e um cheiro!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Paraninfa.

No dia 04/07/2009, fui paraninfa em uma formatura. Formatura de uma turminha sapeca e preguiçosa (reclamação 100%), mas esforçada e muito inteligente. Nesse mesmo sábado preparei o meu discurso e tirei uma foto na preparação, coloco aqui como retribuição ao carinho dos meus bonitos. Espero que gostem:

***

Sr. Edgar, queridos colegas professores, senhores pais, familiares, amigos, e queridos formandos. Boa noite!

Boa noite, bonitos!

Que grande cilada eu fui colocada... Ser paraninfa é com certeza motivo de muita timidez pra mim, mas com uma certeza maior ainda, é motivo de alegria pelo reconhecimento no meu trabalho e reconhecimento de uma amizade que foi dada a vocês. Fiquei muito contente por perceber que o carinho que sempre tive por todos vocês é correspondido. Portanto antes de qualquer coisa gostaria de agradecer ao convite, e dizer que hoje, eu sou com certeza mais feliz por esse momento.

Como fui escolhida a ser paraninfa de vocês, cabe a mim, um breve discurso e, portanto, para que esse discurso fosse criado precisei fazer algo natural: que foi estudar! Parece piada, mas para falar aqui hoje eu li livros de psicólogos que falam sobre professores e alunos e fiz pesquisas em sites pra ver outros discursos. E hoje pela manhã sentei na frente do meu computador e finalmente escrevi.

Em meio a tudo o que eu li, descobri algumas coisas:

  • O real significado da palavra aluno e paraninfo;
  • E que em um discurso devemos falar sobre: estudo, mercado de trabalho e Brasil. Sobre o Brasil, vamos deixar para o curso de graduação de vocês.

Gostaria de dizer a vocês nessa hora de despedida algumas coisas que talvez possam ajudá-los a viver uma vida boa, uma vida ética, uma vida feliz. Alguns valores e crenças que cultivo. Não crenças religiosas, que a religião é um espaço da vida privada. Mas uma fé racional, uma atitude diante da vida. E, portanto dizer a vocês um pouquinho sobre tudo o que estudei para esse discurso.

A primeira descoberta que fiz nos meus estudos foi o significado da palavra Aluno, que do latim alumnum, significa “sem luz”. Portanto, professor e no caso paraninfo são aqueles que têm como responsabilidade “dar luz ao aluno”. E confesso que olho para vocês e vejo até luz demais. Sei que muitos de vocês hoje interrompem a ligação com a informática, mas sei também que muitos dessa turma, se seguirem na profissão terão excelentes resultados. A única coisa que vocês precisam entender é que responsabilidade faz parte da vida de todo mundo.

Curso técnico é o pontapé inicial da vida profissional, é com certeza a menor etapa. Os estudos só estão começando, na realidade, a fase adulta da vida de vocês está apenas começando. Agora vocês começam a andar pelas próprias. Antes era a quase irresponsabilidade de um estudante. Agora, com a liberdade de vocês a escolha direta dos seus destinos profissionais. A hora de começar a trabalhar é agora.

Gostaria de convidá-los a manter sempre o desejo de aprender, para que o trabalho seja menos difícil. Por fim gostaria de convidar vocês a não se esquecerem dos seus ideais e a não terem medo. As mudanças por que vocês estão passando são normais, difíceis, mas prazerosas. Não assumam uma postura de constante reclamação na vida, como é muito comum ver em muitos adultos, e tristemente também em muitos jovens. Ouço falar em crises desde sempre. Mas o sofrimento que o mundo do trabalho impõe, e com o qual vocês vão se deparar mais plenamente agora, é simplesmente a condição e a circunstância de um amadurecimento profissional e pessoal.

Quem disse que a vida era fácil se enganou. Mas nem por isto ela deixa de ser bela. Basta colocar um pouquinho de gentileza e bom-humor na vida, que tudo fica mais tranqüilo.

No mais, eu gostaria de agradecê-los de coração pelo ótimo convívio que sempre tivemos e fazer com que saibam que sempre estarei aqui de braços abertos, com muita satisfação e alegria para recebê-los, seja para ajudá-los em alguma coisa ou mesmo para jogar a conversa fora. A porta da minha sala continua sempre aberta: Orkut, MSN, e-mail, tudo isso é a minha sala, esse é o nosso mundo, o mundo da informática, estarei sempre lá.

Entendam que pra mim vocês são seres humanos maravilhosos e com muita luz que deixaram suas marcas em minha vida e o significado disso não pode ser expresso por palavras.

Obrigado pela paciência. Vocês são ótimos. Um forte abraço e sejam muito felizes, mas, autenticamente felizes! Obrigado.

***

Vale lembrar que no dia, a essência do discurso eu falei, mas não consegui ler... falei mais ou menos isso, mas foi com o coração. Turminha fofa... saudades enormes!

Um beijo e um cheiro!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Somos diferentes.

Gestos simples de gentileza nos motivam a termos uma vida mais feliz.

Podemos estragar um final de semana sem um gesto, e podemos fazer um simples final de semana ser eternizado por um gesto (simples também).

Mas em contra-partida à isso, nem sempre devemos criar expectativas em relação a um gesto simples, pois ele simplesmente pode não acontecer.

E isso será ilusão.

Desilusão.

Difícil lidar com isso, mas necessário.

De repente o gesto pode vir com um certo atraso, nem sempre acontecerá no tempo que se espera, e aí se não for tarde demais, é porque o amor suportou o seu atraso e porque a gentileza se fez presente, com união, diálogo e respeito.

Pois somos diferentes, e é a diferença que nos move a viver, basta ter sensibilidade para ouvir.

Um beijo e um cheiro!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nada dura por muito tempo.

Colocarei aqui textos escritos há algum tempo, mas que não foram postados antes, pois o blog não existia. Quando isso acontecer a data aparecerá no texto e os asteriscos irão delimitar o texto antigo.




*


26/11/2008


"Nada dura por muito tempo." - O Teatro Mágico em Palavras - Maíra Viana / Por aqui muito de O Teatro Mágico será dito – www.oteatromagico.mus.br. Sou admiradora do trabalho deles.


*




Escrevi isso quando percebi que pessoas vêm e vão em nossas vidas. Essa frase caiu como uma luva, e ainda cai...


Um beijo e um cheiro!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Uma etapa do projeto.

Ontem decidi que, antes do projeto do site ser finalizado (a apresentação desse projeto se dará no tempo certo!), eu faria a construção do blog.


Preciso ter um lugar para gritar meus pensamentos, minhas idéias, meus sentimento, minha opiniões... tudo com muito apreço, mas esse lugar agora existe! Pra um início bom, um trocadilho: um que dê meias palavras com um quê de meias palavras. Idéia de uma amiga, que no meio da minha confusão toda (sim, confusão é meu sobrenome.) virou um trocadilho excelente.


Juntando as cores de minha preferência: rosa e cinza, temos as cores companheiras. Duas fotinhos minha: meu olho, por onde transmito meus piores e melhores sentimentos; e eu mesma por inteiro num lugar onde um dia eu fiquei na companhia de pessoas importantes e de uma natureza fora do comum. Mais música, que se eu pudesse teria em tempo integral em minha vida, e de flores que relatam as benfeitorias do Criador que está comigo em todos os meus momentos. E por último e não menos importante, a informática, minha vida, que faz com que isso tudo seja possível.


Sejam bem-vindos! E se possível divertam-se!


Um beijo e um cheiro!