No dia 04/07/2009, fui paraninfa em uma formatura. Formatura de uma turminha sapeca e preguiçosa (reclamação 100%), mas esforçada e muito inteligente. Nesse mesmo sábado preparei o meu discurso e tirei uma foto na preparação, coloco aqui como retribuição ao carinho dos meus bonitos. Espero que gostem:
***
Sr. Edgar, queridos colegas professores, senhores pais, familiares, amigos, e queridos formandos. Boa noite!
Boa noite, bonitos!
Que grande cilada eu fui colocada... Ser paraninfa é com certeza motivo de muita timidez pra mim, mas com uma certeza maior ainda, é motivo de alegria pelo reconhecimento no meu trabalho e reconhecimento de uma amizade que foi dada a vocês. Fiquei muito contente por perceber que o carinho que sempre tive por todos vocês é correspondido. Portanto antes de qualquer coisa gostaria de agradecer ao convite, e dizer que hoje, eu sou com certeza mais feliz por esse momento.
Como fui escolhida a ser paraninfa de vocês, cabe a mim, um breve discurso e, portanto, para que esse discurso fosse criado precisei fazer algo natural: que foi estudar! Parece piada, mas para falar aqui hoje eu li livros de psicólogos que falam sobre professores e alunos e fiz pesquisas em sites pra ver outros discursos. E hoje pela manhã sentei na frente do meu computador e finalmente escrevi.
Em meio a tudo o que eu li, descobri algumas coisas:
O real significado da palavra aluno e paraninfo;
E que em um discurso devemos falar sobre: estudo, mercado de trabalho e Brasil. Sobre o Brasil, vamos deixar para o curso de graduação de vocês.
Gostaria de dizer a vocês nessa hora de despedida algumas coisas que talvez possam ajudá-los a viver uma vida boa, uma vida ética, uma vida feliz. Alguns valores e crenças que cultivo. Não crenças religiosas, que a religião é um espaço da vida privada. Mas uma fé racional, uma atitude diante da vida. E, portanto dizer a vocês um pouquinho sobre tudo o que estudei para esse discurso.
A primeira descoberta que fiz nos meus estudos foi o significado da palavra Aluno, que do latim alumnum, significa “sem luz”. Portanto, professor e no caso paraninfo são aqueles que têm como responsabilidade “dar luz ao aluno”. E confesso que olho para vocês e vejo até luz demais. Sei que muitos de vocês hoje interrompem a ligação com a informática, mas sei também que muitos dessa turma, se seguirem na profissão terão excelentes resultados. A única coisa que vocês precisam entender é que responsabilidade faz parte da vida de todo mundo.
Curso técnico é o pontapé inicial da vida profissional, é com certeza a menor etapa. Os estudos só estão começando, na realidade, a fase adulta da vida de vocês está apenas começando. Agora vocês começam a andar pelas próprias. Antes era a quase irresponsabilidade de um estudante. Agora, com a liberdade de vocês a escolha direta dos seus destinos profissionais. A hora de começar a trabalhar é agora.
Gostaria de convidá-los a manter sempre o desejo de aprender, para que o trabalho seja menos difícil. Por fim gostaria de convidar vocês a não se esquecerem dos seus ideais e a não terem medo. As mudanças por que vocês estão passando são normais, difíceis, mas prazerosas. Não assumam uma postura de constante reclamação na vida, como é muito comum ver em muitos adultos, e tristemente também em muitos jovens. Ouço falar em crises desde sempre. Mas o sofrimento que o mundo do trabalho impõe, e com o qual vocês vão se deparar mais plenamente agora, é simplesmente a condição e a circunstância de um amadurecimento profissional e pessoal.
Quem disse que a vida era fácil se enganou. Mas nem por isto ela deixa de ser bela. Basta colocar um pouquinho de gentileza e bom-humor na vida, que tudo fica mais tranqüilo.
No mais, eu gostaria de agradecê-los de coração pelo ótimo convívio que sempre tivemos e fazer com que saibam que sempre estarei aqui de braços abertos, com muita satisfação e alegria para recebê-los, seja para ajudá-los em alguma coisa ou mesmo para jogar a conversa fora. A porta da minha sala continua sempre aberta: Orkut, MSN, e-mail, tudo isso é a minha sala, esse é o nosso mundo, o mundo da informática, estarei sempre lá.
Entendam que pra mim vocês são seres humanos maravilhosos e com muita luz que deixaram suas marcas em minha vida e o significado disso não pode ser expresso por palavras.
Obrigado pela paciência. Vocês são ótimos. Um forte abraço e sejam muito felizes, mas, autenticamente felizes! Obrigado.
***
Vale lembrar que no dia, a essência do discurso eu falei, mas não consegui ler... falei mais ou menos isso, mas foi com o coração. Turminha fofa... saudades enormes!
Um beijo e um cheiro!